COMPETÊNCIAS RELACIONAIS NA ESCOLA

Existe um crescente movimento pela inclusão das competências socioemocionais no dia a dia escolar. Entre essas competências estão as relacionais, focadas no estabelecimento e manutenção de relacionamentos saudáveis durante a vida. E esse é nosso foco principal de atuação!
Tanto a Unesco, por meio do documento que detalha os objetivos de aprendizagem para atingirmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, quanto a nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC) dão grande ênfase às competências relacionais.
A nova BNCC destaca as competências relacionais nos itens Comunicação (4) e Empatia e Cooperação (9). Quando consideramos o Modelo de Competências Empáticas, desenvolvido pelo Instituto Empatizar, podemos incluir também o item Autoconhecimento e Autocuidado (8), uma vez que é considerado um facilitador do processo empático.
SISTEMA EMPATIZAR
Nosso sistema de desenvolvimento das competências relacionais foi desenvolvido e testado em parceria com a Universidade de Lisboa, e inclui três iniciativas complementares, conforme mostrado abaixo.
MEDIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS RELACIONAIS (em implantação)
O primeiro passo de qualquer processo de mudança é saber onde estamos. Esse é o objetivo do Radar Relacional, um sistema de medição das competências que impactam na construção e manutenção de relacionamentos saudáveis.
O Radar é um sistema de avaliação totalmente digital, que oferece uma visão detalhada das características relacionais de cada indivíduo, servindo como ponto de partida para o seu desenvolvimento e como ferramenta de análise contínua.
CAPACITAÇÃO DOS EDUCADORES
Para ajudar a desenvolver as competências relacionais, oferecemos soluções voltadas para a capacitação dos educadores, que deverão atuar junto aos alunos, de forma transversal, a desenvolver as competências relacionais. A capacitação inclui um aprofundamento teórico sobre temáticas como empatia, autoconhecimento, preconceitos e julgamento, presença e atenção, comunicação e cuidado. Também são fornecidos métodos práticos para trabalhar essas competências, que podem ser adaptados às características das diferentes turmas.
A capacitação de professores é realizada na modalidade mista, com encontros presenciais e material online. Isso permite uma maior flexibilidade de tempo e localização na realização da capacitação. Após a capacitação, os educadores contarão ainda, com acesso a uma biblioteca de práticas para desenvolvimento das competências relacionais.
SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS
O processo de desenvolvimento das competências relacionais dependem, em grande parte, da percepção da importância por parte dos alunos e da disponibilidade emocional para a mudança.
Por isso, é extremamente importante sensibilizá-los quanto aos temas.
Para isso, desenvolvemos palestras e workshops com os alunos, nos quais utilizamos vídeos e dinâmicas para provocar o engajamento e despertar a curiosidade sobre temas como: empatia, bullying, utilização consciente da tecnologia, problemas de comunicação e relacionamentos saudáveis.
ENTRE EM CONTATO
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
  • Blogger ícone social

© 2019 por Empatizar.